Assistência social promove reunião para orientações do programa Pró-Família em Alto Araguaia

Por Assecom/AIA

Cerca de 130 beneficiários do Programa Pró-Família em Alto Araguaia (MT), participaram de uma reunião para orientações sobre as regras básicas afim de garantir a permanência no programa. A ação, realizada nesta quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores, foi organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em parceria com o Acessuas Trabalho.

De acordo com a Seads, Alto Araguaia atende 145 famílias. “É importante que os atendidos mantenham atualizados o Cadastro no Sistema Único de Assistência Social, pois competirá à SETAS (Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social), o bloqueio ou suspenção do benefício da família que desistirem de participar do programa ou descumprir os requisitos exigidos para participação”, orienta a titular da pasta, Priscila Dourado Martins.

O Pró-Família foi implantado no município em dezembro do ano passado. Criado pela Lei Estadual nº 10.523/2017, o programa objetiva assegurar o desenvolvimento humano e social por meio de serviços públicos essenciais, e garantir melhores condições de cidadania, saúde, educação, além de capacitação profissional com fins de gerar emprego e renda.

Durante a reunião, os beneficiários participaram ainda de uma palestra sobre a importância da qualificação profissional e orientação de como traçar metas para alcançar os objetivos pessoais e profissionais, ministrado pelo Acessuas Trabalho. Como a maioria dos atendidos são do público feminino, a Secretaria promoveu uma apresentação teatral com o Grupo Mutantes em Cena, com a peça “Meu dia de Maria da Penha”, onde os participantes tiveram orientações sobre como denunciar e proceder no caso de violência doméstica.

Além dos beneficiários, participaram o Comitê Municipal do Pró-Família, dos Conselheiros Municipais de Assistência Social e dos Agentes Comunitários de Saúde, órgãos essenciais para o funcionamento do programa.

REGRAS BÁSICAS DO PROGRAMA - As regras básicas para participação, é manter todos os integrantes na faixa etária de seis a dezessete anos, matriculados em rede ensino público, manter a carteira de vacinação de todos os membros menores de dez anos atualizada, realizar todas as consultas necessárias relativas ao exame pré-natal, no caso de gestante, e o acompanhamento nutricional e de saúde para a criança até o sexto mês de vida. Ainda, deve ter a participação de no mínimo um integrante da família nos cursos profissionalizantes e/ou de qualificação profissional ofertados pelo Comitê Gestor ou por seus parceiros.